quarta-feira, 1 de julho de 2009

Recebi hoje um vídeo que abordava o seguinte assunto: você faria hoje o curso de Jornalismo?
Tendo em vista os novos acontecimentos dentro da área, desde a nova emenda que no dia 17 de junho de 2009 tornou não obrigatório o diploma para o exercício da profissão até o ato instituído hoje (01/07/09) da medida protocolar da PEC, tirei algumas conclusões.
O vídeo conta com a opinião do repórter especial do jornal O Estado de São Paulo, Roberto Godoy, que utiliza argumentos bem embasados para retratar a atual situação do curso e das últimas gerações de jornalistas, que simplesmente não leem, chega a ser cômico se não fosse trágico.
Todo esse turbilhão de notícias, me fez começar a observar com mais atenção o caminho percorrido à formação do estudante, e assim como é falado pelo próprio Roberto Godoy, disciplinas que fazem parte da rotina do mundo não estão inclusas nas grades curriculares dos cursos, como Economia.
O jornalista deve estar preparado para qualquer tipo de assunto, é a ferramenta de trabalho dele, a informação, e quando se trata disso não dá para se apegar à especialização. O mundo das notícias é dinâmico, cada momento é uma nova ideia que está sendo discutida, e cabe ao profissional acompanhar esse ciclo.
Agora em relação à PEC ( Proposta de Emenda Constitucional), ela contou com a assinatura de 50 senadores, em Brasília, liderada pelo senador do PSB Antônio Carlos Valadares (SE), onde são sugerias as seguintes readaptações para a validade do diploma novamente:
-Permite a existência do colaborador não diplomado em jornalismo (relacionado com a sua especialização);
-Acesso à profissão de jornalistas provisionados através do registro liberado pelo Ministério do Trabalho.
São medidas que contam com um meio-termo, porém no 2º caso, dos jornalistas provisionados, acredito ser válido nos casos em que o profissional tenha uma base teórico-científica dentro da área, como cursos de aperfeiçoamento de pautas e redações, por exemplo.

Mais informações no site do Estadão:

http://www.estadao.com.br/interatividade/Multimidia/ShowVideos.action?destaque.idGuidSelect=9818187E6ECC422F9549988A5F2F09EC

Nenhum comentário:

Postar um comentário