Devido à diversas perguntas que me fazem referente ao livro Laranja Mecânica, achei útil fazer um breve comentário sobre uma das melhores obras, na minha modesta opinião.
Laranja Mecânica
Chocante, soberbo, magistral, inteligente, fantástico, controverso! Essas são apenas algumas palavras que descrevem esta obra de Anthony Burguess, que esteve tão à frente em seu tempo. Para os desavisados, este livro narra a trajetória de um jovem conhecido como Alex. Líder de uma gangue, a vida para Alex se resume a Beethoven, violência e sexo. Até que uma incrível reviravolta ocorre em seu destino.O livro utiliza, através da narração de Alex, em muitos momentos uma linguagem própria, mas não se assuste, você pode consultar o glossário contido no livro, embora lendo e interpretando a linguagem como lhe convém, a descobrindo aos poucos durante o livro, faz com que sua experiência durante a leitura seja única.Para quem viu o filme e acha que não precisa ler o livro, um aviso: o livro possui um final diferente do filme e diversas partes que não constam no filme.
E pensar que Burguess escreveu este livro apenas para gerar uma renda à sua esposa quando viesse a falecer vítima de câncer, algo que não aconteceu. Mas isso é outra história...
LEIA UM TRECHO:
"...Eu me vi de quatro, tentando me levantar e dizendo: "Feia, feia, feia!", e ela continuava toque toque dizendo:"Seu piolhozinho de favela, invadindo casa de gente de verdade!" Eu não gostei dessa igra de toque toque, então agarrei a ponta da bengala dela, assim que desceu de novo, e aí ela perdeu o equilíbrio e tentou se firmar na mesa, mas quando a toalha da mesa caiu com uma jarra de leite e uma garrafa de leite que primeiro ficou de porre e depois espalhou esploche branco em todas as direções, aí ela caiu no chão grunhindo: "Seu amaldiçoado, você vai sofrer." Agora, a gataria estava aterrorizada, correndo e pulando em pânico, uns botando a culpa nos outros, dando toltchoques de gato com a lapa e ptaaaaá e grrrrrrr e crrrrrrac. Eu me pus em cima dos nogas e lá estava aquela horrenda forela estarre vingativa com os gravetos tremendo e grunhindo enquanto tentava se levantar do chão, então eu lhe dei um pontapé bem ,malenque no litso e disso ela não gostou, gritando "uaaaaá", e videavase o seu litso enodoado e cheio de veias ir ficando violáceo no lugar onde eu acertei o noga..."
Para quem tiver maiores curiosidades, aconselho a leitura, que pode ser disponibilazada no seguinte site:
http://www.4shared.com/dir/2280465/d7032ab5/LARANJA_MECANICA.html
quarta-feira, 24 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário